Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A VOLTA DOS DECADENTISTAS

No início do século XX, um grupo de pessoas que enxergavam com desconfiança o materialismo vigente, a euforia geral e a sensação de que a humanidade tinha chegado ao seu ápice. Eles eram conhecidos como decadentistas.

Era um grupo, cujo o olhar pro seu tempo, era permeado de ceticismo, isento de paixões e permeado de racionalidade, foram eles que alertaram pro perigo do que viria a acontecer, anteviram a Primeira Grande Guerra.

Estamos passando por algo parecido, há um grupo que, mesmo fazendo pilhéria, tem essa postura que pode ser denominada como novos decadentistas. Eles são realistas, são visionários por olharem de forma cética e isenta de paixões ou idolatrias.

Os novos decadentistas vos alertaram em 2013, 2014, 2015 e já estão anunciando o que está por vir, mas como Cassandras, novamente não serão ouvidos. Nesse embate gastronômico entre Coxinhas e Mortadelas, são eles que enxergarão o que de pior está por vir. São eles que estão no fundo da festa vendo quem vai passar vergonha por embriaguez, são eles que apontarão o dedo e dirão (em breve): "eu avisei!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)