Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 28 de março de 2017

LIVROS PARA OUVIR


Por: Kleryston Negreiros
O rock e a Literatura sempre tiveram papéis muito importantes em minha vida, tanto emocionalmente, quanto a minha formação cultural, em especial o heavy metal – com todas as suas variações – e punk rock, além de outros subgêneros mais acessíveis fizeram parte do meu imaginário.

E devido à minha formação acadêmica e natural gosto por leitura, aos poucos fui percebendo a relação entre esse estilo muitas vezes tão incompreendido e a arte das belas letras, comecei a notar que muitas músicas de que gostavam eram inspiradas direta ou indiretamente em livros que li e me encantaram, com isso (graças à internet e seus recursos, é verdade) pude fazer uma pesquisa e montar num serviço de músicas – o Spotify (https://play.spotify.com/user/kajotha77/playlist/4no2yNIyJ7YptP3P4iyujA) – uma playlist com canções que me agradam e que surgiram a partir de grandes livros. E foi essa a inspiração para essa série de artigos que começa hoje aqui nesse blog, a série Livros para ouvir.

A primeira canção, ou livro de que vou falar, é muito conhecida do grande público, um clássico absoluto e que voltou à tona graças à sua presença na trilha do filme Suicide Squad (Esquadrão Suicida). Sim, meus caros leitores, estou falando de Bohemian Rhapsody, do Queen. A canção que encerra a película e é uma das maiores canções da banda foi baseada (não oficialmente, mas toda a letra faz referência) ao romance de Albert Camus, O Estrangeiro.

Lançado em 1942, a obra se passa na Argélia e conta a história de Mersault, um homem comum e indiferente à vida que vai preso e é condenado pelo assassinato de um argelino mostrando o quanto a existência pode ser uma sucessão de fatos sem sentido e absurda, sem qualquer traço de fatalidade ou predestinação.

A história começa quando o protagonista recebe um bilhete informando do falecimento de sua mãe, o que o leva a tirar o dia seguinte de folga para ir ao enterro. Não fica claro se devido ao cansaço ou a qualquer rancor que possa existir entre mãe e filho, mas o fato é que o rapaz simplesmente não demonstra qualquer traço de dor ou chora durante o cortejo fúnebre. Isso vai ser relevante para os futuros acontecimentos.

A seguir, Mersault volta à sua rotina de trabalho, seus banhos de mar com sua namorada e suas conversas com seu amigo Raymond, um proxeneta que é ajudado por ele numa situação que envolve a polícia. O jovem portanto vai tocando sua vida sem muitos sobressaltos e sendo levado pelas circunstâncias, sem fazer planejamentos ou criando expectativas quanto à sua vida.

E numa dessas situações a que ele não tem controle e que se vê inserido por puro acaso, o francês acaba se envolvendo numa briga iniciada por seu amigo, levando-o a matar o argelino com quem brigavam num ato impulsivo e sem planejamento prévio. Isso o leva a prisão e à julgamento e durante todo o processo, fica claro como a vida é uma sequência interminável de absurdos culminando na condenação de Mersault não pelo assassinato em si, mas pelo fato dele não ter chorado no enterro da mãe, o que caracterizaria um traço de personalidade sociopata.

Camus foi um escritor com forte influência filosófica e nessa obra mostra como a vida muitas vezes não tem muito sentido, como ela se desdobra em fatos corriqueiros sem quaisquer relações entre si e que vai jogando nossos planejamentos e projetos para escanteio enquanto tentamos administrar os improvisos que nos acometem. Essa imprevisibilidade que faz com que planos sejam apenas isso, planos etéreos. Isso fica claro na passagem em que o protagonista percebe o quanto é prazeroso a companhia de sua namorada (relação que surge do acaso e é levada de forma descompromissada) resolvendo, assim, aceitar sua proposta de casamento.

Mas o acaso, essa entidade que não respeita planos ou sonhos o coloca diante de um argelino, com uma arma na mão e quando Mersault se dá conta da sua condição, está diante de um juiz sendo sentenciado à morte. E são nesses momentos finais da vida que ele percebe quanto sua vida era simples, mas prazerosa, como as pequenas coisas, como as conversas com Raymond ou os banhos de mar com Marie. Nesse momento de epifania, na iminência da morte, ele percebe o quanto a vida é sem sentido, como são absurdos os acontecimentos.

A obra de Camus é um de seus mais conhecidos romances tendo inspirado filmes (produzido por Luchino Visconti, em 1967) como também canções de sucesso. Além da icônica música do Queen, outra banda que se inspirou em O Estrangeiro foi a banda The Cure, a música Killing na Arab faz referência direta à essa relevante obra que marcou a literatura mundial do século XX e gerou clássicos em outras expressões artísticas também. Leiam o livro, vejam o filme e fiquem com as músicas abaixo. Até a próxima.

BOHEMIAN RHAPSODY

https://www.youtube.com/watch?v=fJ9rUzIMcZQ

KILLING AN ARAB


https://www.youtube.com/watch?v=ZMqPlQgHww8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)