Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sábado, 20 de maio de 2017

O NÃO-MORTO



As lendas de vampiros remontam à Grécia antiga. Durante a Idade Média, acreditava-se que uma pessoa ao morrer de forma abrupta e deixando pendências em vida ou se morresse por determinadas doenças (tuberculose, por exemplo) voltava do túmulo pra se alimentar do sangue de seus entes queridos.
Muito da mitologia de vampiros que temos hoje vem desses seres, porém, diferentemente dos sugadores de sangue atuais, essas criaturas eram decrépitas e fétidas. Em inglês há uma ótima palavra pra nomear esses monstros: UNDEAD - algo como não-morto, uma criatura que não é mais viva, mas também não está morta e diferentemente do zumbi, com consciência.
É nessa palavra, ou melhor, nessa criatura que ando pensando quando olho essas notícias políticas e tento vislumbrar uma cara pra Nova República. Esse governo, essa República que começou em 1985 é como um Undead, uma entidade que não é mais viva, mas ainda não morreu, seguindo decrépita a assombrar seus entes mais queridos (ou deveria ser): nós brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)